O final de ano nos propicia alguns momentos especiais, como festas natalinas ou de Réveillon com a família e/ou amigos, férias, confraternizações nos locais de trabalho, entre outros. Mas o final de ano também proporciona outro momento importante – ou deveria, que é o da reflexão.
Segundo o Dicionário Aurélio, reflexão se origina do latim “reflexione”, que é “a ação de voltar para trás, de virar”. O autor acrescenta ainda que se refere à “volta da consciência sobre si mesmo, para examinar o seu próprio conteúdo por meio do entendimento, da razão”. Em outras palavras, reflexão é o ato de eu parar, olhar para trás e pensar sobre mim, sobre a minha vida, os meus sentimentos e atitudes, os meus acertos e erros.
Assim, a reflexão de final de ano pode conter tais aspectos, entre outros, como: o que eu fiz ao longo desse ano? Que coisas conquistei? Que coisas deixei para trás? Fiz tudo o que poderia ter feito? Onde acertei, onde errei? Como foram minhas relações com as pessoas? Como foi a relação comigo mesmo? Afinal, o que eu levo deste ano para o próximo? E que coisas eu não quero levar e as deixo neste ano? Quais foram as minhas aprendizagens ao longo deste ano?
Às vezes, pode ser um pouco duro nos deparar com estes questionamentos e, principalmente, com suas respostas, porque podemos nos dar conta de coisas difíceis, como das frustrações, das decepções, das dores. Por outro lado, defrontar-se com as reflexões pode ser muito positivo por perceber as conquistas, as satisfações, as aprendizagens. De qualquer modo, é praticamente inevitável não se sentir tocado por tantos questionamentos significativos. E como consequência destas reflexões, temos o crescimento e amadurecimento.
Novamente Aurélio nos diz que crescer é aumentar, desenvolver-se. Ora, se eu reflito sobre o que se passou comigo ao longo deste ano, de alguma forma eu amplio, aumento a consciência sobre mim mesmo e assumo a responsabilidade pelos meus atos e sentimentos. E isto é o crescimento, o amadurecimento de que falávamos anteriormente. Agora, quero lhe fazer um convite: vamos refletir sobre o ano de 2011 e quem fomos nós ao longo dele?
Por Vanessa Marzullo
Nenhum comentário:
Postar um comentário