terça-feira, 11 de outubro de 2011

Depressão: psicoterapia para conquista do equilíbrio emocional


Muito já se falou e se escreveu sobre este tema, parece tão “batido”, mas a minha experiência me diz que não, que ainda é importante que se fale dela e penso que será por um bom tempo. Até porque a depressão é uma doença que já atinge 121 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo considerada uma das dez causas de incapacitação, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre suas causas, pode-se ter a biológica, a emocional, a social, a econômica, a familiar. Doenças físicas (câncer, AVC, diabetes mellitus, infarto agudo do miocárdio) e eventos estressantes (separação, perda de pessoas amadas, mudança de cidade, violência) também podem desencadeá-la.
Os dois principais sintomas são humor deprimido e perda de interesse ou prazer por quase todas as atividades, os quais devem estar presentes por pelo menos duas semanas. Outros sintomas podem estar associados, como alterações no sono, no apetite e no peso corporal, sentimentos de culpa, baixa autoestima, dificuldades de se concentrar, pensar e tomar decisões, dores no corpo sem causa física, pensamentos sobre morte.
A pessoa deprimida possui pensamentos negativos sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro. É comum ela se sentir incapaz, inútil e desprovida de quaisquer potencialidades ou capacidades. Acredita que nada dá certo em sua vida, que o mundo é ruim somente com ela e que o futuro nada lhe reserva. Assim, tende a se isolar da família, dos amigos, dos colegas de trabalho. A depressão interfere muito na qualidade de vida da pessoa, em função dos diversos prejuízos nas áreas pessoal, social e profissional.
Diagnóstico precoce e tratamento adequado são importantes para que os prejuízos possam ser minimizados. O tratamento, em geral, é realizado de forma combinada por psicólogo e psiquiatra e visa, em primeiro lugar, à diminuição dos sintomas e à conquista do equilíbrio emocional. 
A psicoterapia é um espaço no qual a pessoa deprimida será compreendida e aceita, mas que também vai lhe oportunizar a possibilidade de entendimento de suas dificuldades, bem como de resgate de suas potencialidades, crenças positivas e condições para enfrentar os seus problemas de forma mais saudável
Por Vanessa Marzullo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário