segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Somos nossos guardiões




Assisti ao filme de animação “A origem dos guardiões”, que me fez refletir sobre o que agora divido com vocês. Esta película conta a história de heróis guardiões, que possuem a tarefa de proteger as crianças e seus sonhos, encantos e memórias do Bicho Papão, que por sua vez luta para fazer com que as crianças sintam medo e desacreditem nestes guardiões. Mas para que possam ser guardiões precisam conhecer seu cerne e sua missão.
Assim, o filme nos convida a refletir sobre o nosso cerne, ou melhor, a essência de cada um nós, e também a nossa missão, que estão intimamente ligadas, conforme a história do filme. Muitas vezes, a nossa essência está escondida por muitas máscaras, que seriam as nossas características mais aparentes. Porém, lá no fundo, está a nossa essência, a nossa característica mais marcante, ou a que melhor nos define. E junto dela talvez esteja também a nossa missão.
Esse processo íntimo de ir desvelando as máscaras, de entrar em contato com a nossa essência, se chama autoconhecimento. E é ele que nos liberta, nos fortalece, nos faz pessoas melhores, nos traz mais qualidade de vida e enobrece nossas relações interpessoais. Além disso, ainda nos faz guardiões de nossa própria vida.
Por Vanessa Marzullo 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

De malas prontas!



Quero lhe fazer um convite para uma viagem. Mas antes de iniciá-la, sugiro que você verifique a sua mala, para poder decidir o que quer e o que precisa deixar nela, e o que não quer e o que não precisa. Se percebeu que falta alguma coisa, providencie para que seja colocado.
O destino da viagem não é um lugar. É um tempo. E o tempo é o ano de 2013. E o meu convite é para você avaliar sua mala pessoal, ou seja, a sua vida, e que vida quer levar para 2013. Algumas coisas, como sentimentos, pensamentos, atitudes, precisam ser retiradas da mala, e outras colocadas. Também tem o que se gosta e o que se precisa, e o lugar dessas coisas é na mala mesmo.
Todo final (ou início) de ano é esse mesmo processo, em que se reflete sobre o que se leva para o ano vindouro, e o que se deixa no ano que se despede. Mas durante o ano também se pode fazer uma limpeza na mala e mexer nela se necessário, para que não chegue ao final do ano muito pesada, e você quase sem forças para carregá-la. 
Você é a pessoa responsável pela sua mala e por carregá-la, e também pelas coisas que estão dentro ou fora dela, pois você autorizou que elas entrassem, ficassem ou saíssem. Cuide bem de sua mala e trate-a com carinho, porque você depende dela para viajar pelo ano de 2013 e por todos os outros que ainda virão.
Por Vanessa Marzullo